Museu

20%

carregado

Seguir em frente >

SAUDADE

MESTRES JOSÉ SORÓ E SEU TIÃO QUEIXADA

Seu Tião é parte da história do nosso bairro, das nossas lutas e da nossa forma de encarar os desafios. Ele adorava compartilhar memórias sobre Perus e contar sobre tudo que viveu, seja sobre a greve de 7 anos dos Queixadas ou sobre todos os movimentos dos quais fez parte. José Soró entendia que contar a história e fazer “ferver o território” era um modo de manter a luta dos Queixadas viva, tornando Perus um grande museu a céu aberto. Ele carregava sempre em seus discursos nossa “sevirologia”. Nossos mestres, grandes referências de lutas e humildade, se eternizaram. Nos ensinaram a lutar e resistir, deixando legados que sempre seguiremos! Sejam bem-vindos a essa história, vivência e liberdade!

Seguir em frente >

Museu

20%

carregado

ferve território

Nossa raiz é o nosso bairro. Onde tudo se torna possível e colaborativo: as lutas locais e as memórias acessíveis à comunidade e à população em geral. Seguimos juntos e juntas!

serviços

Uma rede de moradores que faz nosso turismo acontecer oferecendo: hospedagem, guias, tradutores, feira de artesanato, alimentação e transporte.

nosso território

Estamos numa região periférica chamada de "pulmão verde" pela UNESCO. Nosso território possui um grande acervo de bens patrimoniais e de espaços ressignificados pelos movimentos sociais.

orçamentos

Para visitar nossas trilhas, é só solicitar um orçamento com a gente! Você irá descobrir a experiência, o aprendizado e o conhecimento da nossa história e do nosso território.

cursos

Conhecimento é para ser compartilhado. E nosso território educativo está rico em diversas especialidades. Bora participar!

acesso ao saber

Nosso conhecimento é compartilhado por meio das nossas vivências, dos nossos ComParsas e da história que queremos manter viva. Se quer aprender, pode ficar!

espiando o blog

Bora saber de tudo o que rola na nossa comunidade! Escrito por quem quer inspirar, ensinar e compartilhar um pouco da nossa comunidade

A greve dos sete anos

Em 14 de maio de 1962, sem resposta do patrão, as quatro empresas da Família Abdalla entram em greve, junto ao acordo de que ninguém voltaria ao trabalho até que todos os pedidos fossem atendidos. Mas, ao passar de 32 dias,...

ler mais +
Créditos: Acervo Nelson Camargo

A Luta Não Violência

O ano de 1951 é um divisor de águas, tanto da fábrica, quanto da vida dos trabalhadores. Acontece uma troca de gestão na Companhia. Chega, então, José João Abdalla. Deputado federal pelo Partido Social Democrático (PSD) e Secretário do Trabalho...

ler mais +